Responsabilidade social de uma empresa: O que é?
A responsabilidade social de uma empresa, atualmente, impacta muito para o público externo.
Vivemos em uma era em que as pessoas se tornaram mais conscientes em relação às marcas que consomem, elas não querem saber mais só de qual tem o melhor valor. Mas sim de qual está socialmente correta e ligada a valores em que o cliente acredita.
Esse é um dos motivos de a responsabilidade social ser extremamente relevante dentro de uma empresa. A instituição tem que visar o bem-estar de todos em seu entorno, desde colaboradores até seu público externo. As ações que são relacionadas à responsabilidade social são aquelas em benefício da sociedade e, também, do meio ambiente.
A responsabilidade social está diretamente ligada ao conceito de liderança sustentável, que tem três aspectos principais: cultural, social e ambiental. São esses pontos que ajudam a empresa no processo para melhorar o bem-estar.
Liderança sustentável
Novamente com base nas mudanças da sociedade, o líder de uma instituição também precisa estar aberto a transformações. Então, é nesse ponto que entra a liderança sustentável, que tem base em três fatores; cultural, que está relacionado à construção de uma cultura de ética organizacional dentro da empresa. O fator social entende que a instituição deve servir a sociedade, o que resulta em um lucro maior, pois, além de valor capital, também conquista valor de marca. O último é o cuidado da empresa em preservar o meio ambiente.
Exemplos de ações
Cada pequena ação pode ter um grande impacto no ambiente, como criar a cultura de cada colaborador utilizar copo, caneca ou garrafinha para eliminar o uso desnecessário de copos descartáveis. Outra ação simples é reduzir as impressões e incentivar mais o uso de e-mail, mas também criar blocos de notas com rascunhos.
Um outro olhar que a empresa pode ter é de dar oportunidade àqueles que recebem com tanta frequência, como minorias, idosos, pessoas que estão sem trabalhar há algum tempo e outros. Desta forma, a instituição está ajudando a comunicada local, mas também resulta positivamente dentro do ambiente profissional, pois terá uma equipe mais diversificada e com ideias diferentes.
Assim como o apoio a causas sociais também é muito importante para a responsabilidade social de uma empresa. Ajude com doações, programas voluntários, engajamento dos colabores e outros.