fbpx

Carreira em gestão financeira: saiba as perspectivas profissionais

Você já parou para pensar em como as empresas fazem para ter um bom planejamento de suas finanças, garantindo que todos os pagamentos sejam feitos em dia e que dívidas impossíveis de pagar não sejam contraídas? Essas são atribuições de um profissional especializado em gestão financeira!

Se realizar atividades que envolvem o planejamento das finanças de uma empresa parece interessante para você, é bem provável que você tenha sucesso ao trilhar uma carreira em gestão financeira.

Como é comum ter dúvidas sobre essa área, listamos as principais delas e as esclarecemos. Dessa forma, você conseguirá ter uma visão mais ampla sobre a carreira em gestão financeira e as suas perspectivas profissionais. Confira!

O que faz um gestor financeiro?

A gestão financeira pode ser definida como um conjunto de atividades que são executadas para lidar com as finanças de uma empresa. Isso inclui o trabalho com despesas fixas e variáveis, investimentos, financiamentos, lucros, empréstimos, valor patrimonial, entre outras questões.

De tal maneira, o gestor financeiro é o responsável por analisar as informações monetárias e controlar os recursos da empresa. O objetivo de seu trabalho é auxiliar os líderes na tomada de decisões, para que a organização sempre se mantenha lucrativa.

Quais são as perspectivas da carreira em gestão financeira?

Quem tem interesse em gestão financeira pode direcionar a sua carreira para trabalhar no setor de finanças ou contabilidade das organizações. É possível atuar em empresas dos mais diversos portes e segmentos, tendo em vista que todas as companhias necessitam ter determinados cuidados com as suas verbas.

No que se refere aos salários, de acordo com um levantamento feito pelo portal Vagas, a estimativa é que o profissional ganhe entre R$ 2.028 a R$ 5.514. Porém, existem variáveis, como o porte da empresa e o grau de senioridade da carreira da pessoa formada em gestão financeira.

Como está o mercado de gestão financeira?

O mercado de trabalho para o profissional de gestão financeira é dos mais interessantes. Isso porque sempre há demanda pelo especialista em finanças, até mesmo em períodos de crise.

Aliás, é nos momentos de crise em que o gestor financeiro mais tem trabalho. Afinal, é preciso “pôr ordem na casa”, para que se possa manter a empresa financeiramente saudável, até mesmo nos momentos em que a economia se encontra em situações mais adversas.

Qual é a formação necessária para atuar como gestor financeiro?

Para seguir carreira nessa área, é interessante que o profissional curse uma graduação em Gestão Financeira. O curso tem duração média de dois anos e visa a formação integral dos alunos com adequada fundamentação teórico-prática, humanista, crítica e reflexiva.

Dessa forma, se desenvolvem competências, habilidades e valores, que possibilitam a inserção dos profissionais no mercado de trabalho. No decorrer do curso, o aluno participa de disciplinas de matemática, contabilidade, legislação, entre outras, necessária para a prática dessa função.

Se você gosta de trabalhar com planejamento de finanças, fazer uma graduação em Gestão Financeira é uma excelente opção para a sua carreira.

Siga a Faculdade CMB no Facebook e no Instagram, para sempre receber mais informações interessantes sobre carreira.

Menu