Plano de carreira: passo a passo para fazer um
Veja os passos que você precisa dar para ter um plano de carreira muito bem estruturado e alcançar o sucesso profissional!
Desenvolver um plano de carreira é o que deveria ser feito por todos os profissionais que pensam em crescer na área em que escolheram estudar e trabalhar.
Quando você faz esse planejamento, fica mais fácil saber quando é a hora de dar o próximo passo e buscar promoções, novas oportunidades ou aumento de salário, por exemplo.
Passo a passo: veja como fazer um plano de carreira eficiente
Para que você possa fazer um plano de carreira eficiente e conquistar um futuro profissional promissor, preparamos um passo a passo simples. Confira!
1º passo: defina seu objetivo profissional
Para poder sair do lugar é preciso ter definido um destino. Se você pretende ser diretor logístico de uma empresa, por exemplo, dificilmente começará a trabalhar já nessa função.
Logo, você precisa começar a pensar no caminho que precisa seguir para chegar na posição desejada. Uma boa ideia, por exemplo, é já buscar um estágio na área enquanto ainda está na faculdade.
Após a conclusão do estágio e já acumular experiência prática e teórica, pode começar a trabalhar como auxiliar de estoque ou outra função da área logística.
Sempre que subir uma posição, foque em como dar o próximo passo, sempre de forma honesta e sem prejudicar seus colegas.
2º passo: planeje as ações que devem ser realizadas
Você sabe que precisa seguir um caminho, mas para dar cada passo, precisa definir ações.
Vamos voltar ao exemplo do profissional de logística. O primeiro passo que ele precisa para se destacar na área é fazer um curso de graduação em uma instituição de ensino reconhecida.
Depois de formado, pode seguir se qualificando e fazendo cursos de atualização, uma pós-graduação, participando de eventos etc.
3º passo: defina prazos para as ações
Cada uma das ações anteriormente descritas deve ter um prazo para ser realizada. Vamos supor, por exemplo, que para alcançar um cargo mais alto na empresa é necessário ter concluído o curso de graduação.
Se você fizer uma graduação tecnológica com duração de dois anos, esse é o prazo para que essa ação seja cumprida. Coloque tudo no papel e siga as orientações à risca.
4º passo: fique atento às mudanças de percurso
O ser humano é volúvel e pode sentir vontade de seguir outros caminhos, mudar a rota de vez em quando. Por isso, não se sinta culpado se tiver que alterar ou refazer seu plano de carreira.
Pode ser que hoje você queira trabalhar com gestão de estoque, mas, no decorrer do curso de logística, identifique-se mais com a área de transportes, por exemplo.
Não há mal nenhum em mudar o foco da sua carreira, o que importa é ter sempre um planejamento sólido para dar o próximo passo.
Pronto! Seguindo esses passos, você terá um plano de carreira bem estruturado e poderá sempre caminhar rumo ao sucesso.
Continue aprendendo e leia agora nosso artigo que apresenta hábitos para desenvolver a carreira profissional.