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Qual o papel do Gestor Comercial dentro de uma

organização?

Para a sobrevivência de qualquer negócio, independentemente de seu porte ou área de atuação, o setor comercial é um dos mais importantes. Afinal, os profissionais desse setor se envolvem diretamente com a tarefa de encontrar e fidelizar clientes, o que é vital para a saúde financeira do negócio, já que esses são responsáveis por pagar pelos produtos e serviços oferecidos.

Com a retomada ainda tímida da economia no Brasil, naquilo que se apresenta como uma reta final da pandemia de Covid-19, o cenário atual apresenta boas oportunidades para os profissionais da área de Gestão Comercial, como os representantes comerciais, que contribuem significativamente para atingir os resultados desejados.

A importância desse tipo de gestão está justamente em concentrar esforços particulares na eficiência das vendas, atendimento ao cliente, logística da atividade comercial, entre outros aspectos e processos gerenciais. Na sequência, em alguns tópicos, vamos revelar algumas atribuições desse profissional, que é importante no dia a dia da empresa.

Mas, antes de mais nada, o que é a Gestão Comercial?

A gestão comercial é uma área tecnológica do ramo de negócios onde o profissional é responsável por gerenciar o setor comercial de uma organização. Mas engana-se quem pensa que este profissional se resume apenas a este nome, suas habilidades vão muito além do setor comercial em si.

É fato que quase todas as organizações comercializam produtos ou serviços e, dessa forma, possuem o setor comercial bem definido. Mas nem todas possuem o profissional com as competências necessárias para gerenciar esse setor.

Portanto, a gestão comercial nada mais é que o ato de gerir o setor de vendas de uma empresa, indústria, organização. Para isso, serão necessárias habilidades diversas, como  administração, gestão de pessoas e processos, Recursos Humanos (RH), marketing, vendas, entre outros.

E quais as atribuições da Gestão Comercial?

A amplitude da área de gestão comercial engloba serviços de planejamento, avaliação, gestão de pessoas e de processos referentes a negócios e serviços. Essas atividades estão presentes em organizações e instituições públicas ou privadas de todos os portes e ramos de atuação.

O profissional encarregado é o responsável por gerenciar equipes e definir estratégias, preços e melhor mercado para atuação, tudo por meio de estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária. Também é necessário manter contato com o setor de marketing para alinhar as estratégias comerciais, as metas e objetivos, além da elaboração de relatórios de vendas e resultados. O setor de Recursos Humanos também engloba o escopo de atribuições deste profissional. É necessário ter conhecimentos em RH e gestão de pessoas, uma vez que o gestor comercial terá uma equipe comercial a ser gerenciada. Ele, dependendo do caso, é quem fará a contratação de novos especialistas para auxiliá-lo no setor.

Vale ressaltar que, em algumas empresas e indústrias, o setor comercial também faz contato com os fornecedores, buscando o melhor preço e a melhor negociação para impactar no resultado final do produto e no lucro total da empresa.

Para complementar, o conhecimento em outras áreas, como marketing, pode ser um diferencial para o gestor comercial poder trabalhar em áreas mais estratégicas, como definir preços e margem de lucro, preparar promoções, entender a necessidade do mercado e se posicionar perante as demandas. O profissional de gestão comercial pode ir além do setor de varejo e produtos, podendo atuar também na distribuição, logística e serviços diversos.

E como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para o profissional de gestão comercial é bastante amplo, com possibilidades de atuação em diversos nichos. O objetivo do gestor comercial é aumentar a qualidade dos resultados, potencializando os números e as vendas, fazendo com que a empresa, independentemente do porte, possa estar presente no mercado de forma marcante e altamente competitiva.

Por isso, esse profissional deve estar presente em todas as empresas e organizações, até mesmo em indústrias, de modo a trazer os benefícios, as vantagens competitivas e fazer com que a empresa alcance bons resultados.

Dessa forma, existe sempre a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados na área comercial. Pessoas que possam estudar e entender todas as camadas de gerenciamento desse setor, que se adaptem às necessidades presentes no mercado e possam fazer a organização alcançar uma fatia significativa no mercado de atuação.

Por fim, a necessidade de as organizações disporem deste profissional cresce cada dia mais, fazendo com que o mercado de trabalho para o gestor comercial seja bastante fértil. Essa necessidade também levou a um crescimento no número de ofertas desse curso e de suas especializações.

A Faculdade CMB oferece cursos de graduação tecnológica em diversas áreas do conhecimento, a Gestão Comercial é um deles. Acesse nosso site, confira as opções e seja um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

 

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