fbpx

Alunos da CMB recebem historiador em palestra 

Na noite de ontem (28/6), os alunos receberam a palestra “Um Olhar Histórico sobre a Construção da Identidade Gaúcha”, apresentada pelo historiador Guilherme Fraga.O evento ocorreu de forma remota com a participação de alunos, professores e o público externo.

O professor iniciou a apresentação de maneira muito interativa com o público, promovendo um debate sobre elementos da cultura gaúcha conhecidos pelos presentes em relação às imagens históricas projetadas por ele. Com base nessas percepções do público, Guilherme traçou um percurso histórico de séculos, desde o período colonial, para demonstrar a formação da cultura gaúcha como a conhecemos hoje.

Utilizando elementos e imagens das tradições, eventos, da culinária, dos costumes gaúchos, o palestrante contextualizou suas origens e intencionalidades, demonstrando tanto aspectos culturais quanto sociais que formaram a identidade do Rio Grande do Sul. Por fim, seguiu-se um debate entre os participantes e palestrante, uma roda de conversa com muita troca de conhecimentos.

O palestrante, professor Guilherme Fraga, é graduado e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor de História da Prefeitura Municipal de Canoas. Tem experiência na área de História,  atuando principalmente nos seguintes temas: Clamor, Direitos Humanos, Ditaduras de Segurança Nacional, Rede, solidariedade.

Menu