As principais tendências da gestão financeira
Se você pensa em seguir carreira na área de gestão financeira, é importante estar sempre acompanhando as tendências do setor.
Você pensa em seguir carreira na área de gestão financeira? Esse mercado é bastante promissor e deve continuar em ascensão nos próximos anos.
Porém, além de se especializar, fazendo um curso de graduação na área, é importante que o profissional busque estar sempre por dentro das tendências do setor.
O mercado é bastante volúvel e saber quais as necessidades a ser atendidas é um pré-requisito básico para se tornar um profissional bem sucedido.
4 tendências para a gestão financeira nos próximos anos
Reunimos algumas das que devem ser as principais tendências para a gestão financeira nos próximos anos. Veja!
1. Digital First
É cada vez mais comum que as empresas usem os meios digitais para fazer compras e pagamentos. Para você ter uma ideia, cerca de metade da população brasileira já tem conta em bancos online.
A esse fenômeno é dado o nome de Digital First. Para o especialista em gestão financeira, saber como lidar com as evoluções nesse sentido é muito importante.
O Pix, por exemplo, revolucionou a forma como as pessoas fazem pagamentos. Também já estão em estudo as transações realizadas pelo WhatsApp.
2. Blockchain
A blockchain é a tecnologia que está por trás das criptomoedas, tidas por muitos como a moeda do futuro. Para quem pretende trabalhar na gestão financeira, portanto, essa é uma das tendências que devem ser acompanhadas.
A tecnologia do blockchain se destaca por garantir o sigilo das informações, além de prevenir ataques e detectar fraudes. Ela também reduz o tempo para que os dados sejam processados e torna os sistemas de pagamento mais eficientes.
3. Back office
Entre as tendências da gestão financeira também está o back office. Trata-se da área do mercado financeiro que cuida do controle das operações do time, juntamente com os clientes.
Em suma, o back office é quem fica por trás do escritório. Fazer a análise de riscos, calcular a rentabilidade do negócio, entre outras funções, fazem parte do dia a dia desse profissional.
4. BPO Financeiro
BPO é uma sigla em inglês para “Business Process Outsourcing”. Trata-se, basicamente, da terceirização de processos de negócio, no caso, do setor financeiro.
Contratar serviços de BPO Financeiro é uma das tendências da gestão financeira pelo fato de facilitar o serviço do gestor. As questões burocráticas podem ser resolvidas por uma empresa terceirizada, por exemplo.
Os profissionais formados em gestão financeira também podem aproveitar essa tendência para trabalhar na área. Existem escritórios de contabilidade e outras empresas que empregam quem tem essa formação para executar funções de analista ou gestor de times, por exemplo.
Além dessas, existem outras tendências da gestão financeira, e é importante que você fique sempre por dentro de todas elas. Por isso, não deixe de acompanhar as novidades da área.
Um dos canais que você pode ficar sempre de olho é o nosso blog. Sempre publicamos conteúdos relevantes sobre carreira. Não deixe de conferir.