fbpx
Como a Logística funciona no Brasil?

Com o aumento das vendas online, o setor de logística no Brasil também teve uma alta nos seus serviços.

Durante a pandemia da Covid-19, o mercado de entregas cresceu rapidamente. Mas você já parou para pensar como o seu produto consegue chegar tão rapidamente? Logística é a reposta para a sua pergunta.

Logística é o processo de planejar a execução, operar e controlar com eficácia o transporte, toda a movimentação e a armazenagem da mercadoria. Afinal, quando o processo de logística é realizado de forma competente, torna-se uma grande vantagem competitiva, aumenta os lucros e reduz o desperdício financeiro e de tempo, transformando positivamente o seu negócio. Um exemplo básico disso é você escutar: “comprei de tal lugar porque chegava mais rápido” ou “não me importei de pagar um pouquinho a mais no produto porque chegava no mesmo dia”. Hoje as pessoas querem agilidade na hora de receberem seus produtos.

Devido à covid-19, as pessoas passaram a adquirir mais coisas online, assim o mercado de logística também cresceu. Segundo um levantamento da Ebit/Nielsen, somente no primeiro semestre de 2020, o faturamento das lojas online cresceu 47%. A pesquisa ainda diz que mais de sete milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez durante a pandemia.

No Brasil

Um dos grandes desafios da logística é receber, despachar e enviar os produtos em um curto período de tempo e com agilidade. Mas, no Brasil, esse desafio se torna maior ainda com a falta de estrutura nas estradas e rodovias. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, 57% das vias brasileiras estão com algum tipo de deficiência, prejudicando o processo de entrega.

Especialistas apontam que a melhor solução para tornar a logística no Brasil mais eficiente ainda é aperfeiçoar as estradas, otimizar as rotas e deixar as condições de transporte melhores. O investimento em soluções inteligentes também impactaria positivamente no processo.

Logística Reversa

Os termos de logística de entrada, interna e de saída já são conhecidos paras as pessoas da área. Porém, há outro termo que está ganhando força: Logística Reversa.

O termo ganha força principalmente agora, com um conceito mais sustentável e de tentar proteger o meio ambiente. Logística reversa é um movimento inverso, quando a mercadoria volta ao local de origem. Por exemplo, quando compramos aquela garrafa retornável, vamos ao mercado e devolvemos o vasilhame para adquirir um produto novo, isso é logística reversa.

Essa forma traz muitos benefícios tanto para a questão social como para o próprio bolso da empresa, pois recupera produto, assim reduzindo o consumo de matérias-primas e a produção. Além de ser uma forma de reciclarem, reduzindo a energia necessária para fazer aquele produto.

Conheça nosso curso de Logística.

Menu