Desenvolvedor de sistemas: conheça mais sobre a profissão
O mercado tecnológico não para de crescer e é por isso que a profissão de desenvolvedor de sistemas é tão buscada hoje em dia. Afinal, o profissional dessa área é capacitado para realizar diversas atividades na área de softwares e assuntos relacionados.
Se você está em busca de mais informações sobre essa profissão, este artigo é para você! A seguir, responderemos as principais dúvidas que as pessoas geralmente têm sobre o profissional desenvolvedor de sistemas. Acompanhe!
O que faz um desenvolvedor de sistemas?
O desenvolvedor de sistemas é o profissional responsável por estudar, analisar, desenvolver e testar sistemas, como softwares e hardwares.
O profissional tem a função de pensar na usabilidade dos programas, para que eles sejam realmente eficientes para os usuários.
Quais são as perspectivas profissionais para a área?
As perspectivas profissionais para a área de desenvolvimento de sistemas são bastante positivas. Isso porque o mercado da informática não para de crescer e a cada dia que passa novos softwares, hardwares e aplicativos são lançados no mercado.
A tendência é que isso se torne ainda mais evidente nos próximos anos, com o desenvolvimento de tecnologias como a computação em nuvem e a internet das coisas.
A popularização da conexão 5G também deve fazer com que a área seja impulsionada, tendo em vista que tecnologias mais avançadas poderão ser desenvolvidas.
Como está o mercado para a profissão de desenvolvedor de sistemas?
O mercado para a profissão de desenvolvedor de sistemas está bem aquecido. Geralmente essa é uma área na qual sempre há vagas para admitir novos colaboradores, sendo que muitos estudantes conseguem empregos antes mesmo da conclusão do curso superior.
No que se refere a salários, a média tende a girar entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, podendo variar de acordo com o nível de senioridade do profissional, região de atuação, entre outros fatores.
Alguns dos principais segmentos que um desenvolvedor de sistemas pode trabalhar são os seguintes:
-
Criação de projetos e engenharia de softwares para desktops;
-
Desenvolvimento e testagem de aplicativos;
-
Administração de banco de dados digitais;
-
Consultorias na área de tecnologia digital;
-
Desenvolvimento de jogos digitais;
-
Administração de redes;
-
Análise de sistemas.
Vale lembrar que, além de atuar em empresas do segmento tecnológico, o desenvolvedor de sistemas também pode empreender ou ser um profissional autônomo. Nesse caso, atua como freelancer trabalhando em projetos para diversas organizações da área.
Qual é a formação necessária para ser um desenvolvedor de sistemas?
Para atuar como desenvolvedor de sistemas é necessário ter formação superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O curso tem duração média de dois anos e meio. Nesse período, o aluno é preparado para trabalhar em todas as fases do processo de desenvolvimento de sistemas, desde a análise de requisitos até o teste e a implantação final.
Gostou de saber mais sobre a profissão de desenvolvedor de sistemas? Sem dúvida, essa é uma excelente área para quem deseja se destacar no mercado da tecnologia.
Siga os nossos perfis no Facebook e no Instagram para sempre receber mais dicas e informações relevantes sobre os cursos que oferecemos na Faculdade CBM.