fbpx

Graduação tecnológica ou bacharelado? Qual a melhor opção?

Entenda as diferenças entre graduação tecnológica e bacharelado para escolher a opção mais adequada ao seu perfil.

Entenda as diferenças entre graduação tecnológica e bacharelado para escolher a opção mais adequada ao seu perfil.

Para quem está concluindo o Ensino Médio e pretende iniciar um curso superior, é bastante comum surgir uma dúvida: vale mais a pena cursar uma graduação tecnológica ou um bacharelado?

Muitos estudantes fazem esse questionamento ao analisar as opções de curso superior disponíveis. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe! Este artigo vai ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu caso. Vamos lá?

Graduação tecnológica ou bacharelado? Afinal, qual é a diferença?

Antes de tudo, é necessário que você entenda quais são as principais diferenças entre a graduação tecnológica e o bacharelado. Veja, a seguir!

Graduação tecnológica

A graduação tecnológica tem uma duração que varia entre dois e três anos. Ela é considerada um curso superior, mas tem foco em uma área específica. É por isso que tem menos disciplinas e pode ser realizada em menos tempo.

Além da agilidade, outro ponto positivo da graduação tecnológica é que o ensino é muito focado em determinado segmento. Logo, o aluno aprende o que precisa para exercer uma profissão e sai do curso apto para o mercado de trabalho.

Como ponto negativo, há a dificuldade para atuar em áreas correlatas no futuro. Como você vai estudar somente um nicho do mercado, é bem provável que vá precisar fazer outros cursos, caso queira redirecionar a sua carreira daqui a um tempo.

Bacharelado

Os cursos bacharelados são bem mais amplos que os tecnológicos. Por isso, eles costumam durar mais, entre quatro e cinco anos, geralmente.

Além da grade curricular ser bem mais ampla, no bacharelado o aluno também precisa desenvolver pesquisas na área que está estudando.

Como vantagem do bacharelado está a possibilidade de direcionar a carreira para diversas áreas, dentro de um mesmo segmento.

A desvantagem é que a formação acaba ficando um pouco geral demais, e pode ser que você precise fazer uma pós-graduação para se especializar em algo no futuro.

Por falar em pós-graduação, ambos os cursos, bacharelado e graduação tecnológica, possibilitam que você faça mestrado e doutorado no futuro, caso queira se dedicar à pesquisa ou à carreira acadêmica.

Como escolher a melhor opção de curso?

Ao entender as diferenças entre os cursos, você percebe que a escolha é algo muito particular de cada pessoa.

Para quem já tem certeza da carreira que pretende seguir e quer uma formação específica, sem dúvida, a graduação tecnológica é uma excelente opção.

Agora, para quem ainda está em dúvida e quer conhecer melhor as diferentes subáreas de um segmento, o bacharelado pode ser mais indicado.

O ideal é que você coloque tudo na balança, analise suas expectativas e faça a escolha mais acertada entre graduação tecnológica ou bacharelado.

A Faculdade CMB tem diversos cursos de graduação tecnológica à sua disposição. Acesse nosso site e veja as opções!

Menu