fbpx
Qual a importância da Comunicação Empresarial?

A comunicação tem que ser conhecida por todos para alcançar resultados

A comunicação é necessária para todos os habitantes do mundo, e dentro de uma empresa não é diferente, seja para falar com os seus clientes ou com seus colaboradores. Parece ser fácil, mas a comunicação pode ser um dos maiores desafios de uma empresa. A pergunta que fica é: como tornar a comunicação mais eficiente para todos?

Um dos primeiros passos para esse processo funcionar começa internamente, pois se os colaboradores entendem o que a instituição tem em sua essência, torna-se cada vez mais fácil para comunicar externamente. Afinal, já é de senso comum que a comunicação é uma das maiores estratégias de negócio do século XXI.

Comunicação interna

Sabe quando acontece um pequeno problema em uma demanda e você percebe que poderia ter sido resolvido no início se a comunicação tivesse sido eficiente? Então consegue perceber agora como é importante o investimento na comunicação interna também.

A Microsoft realizou uma pesquisa com 38 mil profissionais para mostrar o impacto da comunicação interna dentro das organizações. 32% dos participantes do estudo apontaram que 17 horas da carga horária semanal de trabalho poderiam ser consideradas improdutivas porque faltava comunicação nas equipes. Essa pesquisa foi realizada em 2005, mas, mesmo 16 anos depois, o fato continua presente dentro de muitas empresas.

Logo, o processo de comunicação interna só traz benefícios para a empresa e o colaborador, pois melhora o direcionamento e desenvolvimento dos setores, reduz erros operacionais, melhora o relacionamento, criando um clima de transparência, e acaba resultando no aumento de produtividade das equipes.

Analise quais pontos merecem atenção para melhorar a comunicação internamente na sua organização e crie um plano de ação. Os setores que podem se envolver nesse planejamento são os de Recursos Humanos e Marketing, afinal, comunicação interna também pode ser conhecida como endomarketing, pois é basicamente um marketing interno.

Comunicação externa

Atualmente uma marca não é mais reconhecida só por seus produtos, mas sim pela sua interação com seus clientes e posicionamento perante os problemas da sociedade. A comunicação realizada de forma correta traz grandes resultados para empresa.

Uma boa comunicação fortalece e dá credibilidade à imagem da marca frente ao público externo, sejam clientes ou pessoas interessadas. Assim, o público-alvo cria um grande um respeito pela empresa.

A comunicação externa é extremamente relevante, mas ela não pode acontecer separadamente da comunicação interna, pois o discurso deve estar alinhado tanto dentro quanto fora da empresa.

Um dos principais desafios da humanidade hoje é de comunicar com clareza as informações, mas, com um bom planejamento e estratégia, torna-se mais prático.

Comunicação Empresarial é uma das disciplinas do curso de Gestão Comercial. Confira aqui.

Menu