fbpx

 

Tendências de Tecnologia de Informação para 2021

Confira as próximas tendências na área de tecnologia que marcarão o ano de 2021.

A tecnologia está presente diariamente na nossa rotina, da hora de acordar até a de dormir. Se antes só se via em filmes a ação de apagar a luz por comando de voz, agora já é realidade. Assim, as pessoas querem cada vez mais tecnologias para facilitar a vida. Desta forma, para quem trabalha ou estuda na área de Tecnologia de Informação, isso significa novidades para apresentar ao mercado.

Preparamos um artigo com as principais tendências de TI para 2021, desde as que facilitarão as rotinas de trabalho das empresas até as de uso pessoal. Confira.

Tendências TI que prometem ser as queridinhas de 2021

Inteligência Artificial

Não é novidade que as assistentes de voz, como o dispositivo Echo da Amazon, foram sucesso de vendas em 2020. O uso de inteligência artificial torna-se mais e mais presente tanto dentro da rotina de casa como de empresas, por exemplo facilitando o atendimento ao cliente.

Mas a aposta para 2021 é que a inteligência artificial apareça para ajudar os times que trabalham com segurança cibernética. Assim, será possível compreender os riscos de ataques, classificação automática de dados e analisar diferentes sinais em toda a rede.

DataOps

Utilizada por equipes analíticas e de dados, DataOps é uma metodologia automatizada, orientada a processos, para melhorar a qualidade e reduzir o tempo de ciclo da análise de dados. Assim, os dados são constantemente monitorados e verificados através de um sistema operacional.

A DataOps vem para reduzir os processos manuais das equipes de Tecnologia de Informação; assim melhora a produtividade e a qualidade na hora de entregar um novo produto.

Internet de Comportamentos

A Internet de comportamentos são as tecnologias que captam os dados que a pessoas utilizam diariamente para influenciar no comportamento humano, como reconhecimento facial, rastreamento de localização. Segundo os analistas do Gartner, até o final de 2025, mais da metade da população mundial estará sujeita a pelo menos um programa de internet do comportamento.

Para a área de Tecnologia de Informação, essa ferramenta poderá ser utilizada para monitorar o comportamento dos colaboradores das empresas; assim poderão elaborar estratégias para otimizar o trabalho ou reduzir o tempo ocioso.

Serviços de Suporte Remoto

Devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que se adaptar ao home office. Em 2020, surgiram tecnologias para ajudar nessa adaptação, o serviço remoto foi uma delas e, aparentemente, veio para ficar.

O serviço de suporte remoto permite que outro usuário acesse, de qualquer outro computador, a máquina de outro colaborador.

Conheça o nosso curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

Menu