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4 tendências da gestão comercial

Se você pretende trabalhar com gestão comercial, não deixe de conferir essas 4 tendências do segmento!

A gestão comercial se define pelo ato de gerir vendas em uma empresa. Essa área é tão valorizada atualmente que já existem até cursos de graduação específicos para formar gestores comerciais.

Porém, além de buscar a formação na área, quem decide trabalhar com gestão comercial deve estar de olho nas tendências do setor. Assim, consegue sempre se atualizar e se destacar no mercado de trabalho.

Conheça 4 tendências da gestão comercial para os próximos anos

Se você quer se aperfeiçoar no mercado da gestão comercial, listamos 4 tendências da área nos próximos anos. Confira!

1. Integração das áreas de marketing e vendas

Há uma tendência para que as áreas de marketing e vendas se integrem nas empresas. Isso não quer dizer, no entanto, que os profissionais de marketing deverão atuar como vendedores e vice-versa.

No entanto, as estratégias devem andar juntas para que todos “falem a mesma língua”. Atualmente, fala-se muito em inbound marketing, e esse tipo de metodologia deve seguir em alta nos próximos anos.

Na prática, os vendedores devem ficar atentos às estratégias de marketing para que entendam o quão qualificados os leads chegam até eles, por exemplo.

O gestor comercial, por sua vez, acompanha tudo de perto e lidera os times para que esses trabalhos aconteçam em sinergia.

2.  Profissionalização do departamento de vendas

Cada vez mais, as empresas esperam a profissionalização e a capacitação do departamento de vendas. É por isso que quem busca trabalhar nessa área precisa procurar uma formação adequada.

Como comentamos, atualmente existem cursos de graduação e pós com foco na gestão comercial. Eles são excelentes para quem quer trabalhar com vendas e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

3. Abordagens digitais

A pandemia da Covid-19 mudou o comportamento dos consumidores. Até mesmo pessoas mais conservadoras e que nunca tinham comprado pela internet passaram a fazer compras online.

Por isso, vimos um “boom” do e-commerce e dos negócios digitais. Por conta disso, as vendas também começaram a ser feitas online, e os vendedores precisam saber como lidar com esse meio.

Além de saber acompanhar as tendências do marketing digital, é de suma importância que se tenha conhecimento sobre como fazer abordagens digitais aos leads e clientes, por meio das ferramentas de comunicação.

4. Uso de dados para desenvolver estratégias

O uso de dados para desenvolver estratégias de vendas é outra grande tendência da gestão comercial. Isso se justifica, principalmente, pela digitalização da atividade, que mencionamos anteriormente.

Com as ações de marketing e vendas online, gera-se uma infinidade de dados que ajudam a definir padrões de comportamento dos clientes, por exemplo. Assim, as abordagens dos vendedores podem ser cada vez mais personalizadas.

Gostou de conhecer as tendências da gestão de vendas? Se você quer se profissionalizar nesse segmento, aprofundar-se em temas como esse é sempre muito interessante.

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