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Gerente comercial: as principais funções e habilidades

Já pensou em atuar como gerente comercial? Para executar essa função, além de cursar uma boa graduação na área, convém desenvolver determinadas habilidades.

Também é bem importante que você conheça as principais funções que competem a esse profissional. É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue com a gente!

Veja quais são as principais funções do gerente comercial

Basicamente, as funções de um gerente comercial se resumem em definir e administrar as estratégias de vendas e comércio de produtos e serviços de uma empresa.

O profissional assume papel de líder dos times de vendas e está diretamente relacionado com outras áreas, como o marketing e o pós-vendas.

O gerente comercial, em suma, é a pessoa que lidera o time de vendas e trata as negociações das empresas com os seus clientes.

Entre outras atividades, o gerente comercial desempenha atividades como:

  • Relacionamento com os clientes e os fornecedores;

  • Posicionamento da marca no mercado;

  • Planejamento estratégico da empresa;

  • Estudo sobre o produto e as marcas;

  • Gestão de pessoas e equipes;

  • Análise da concorrência;

  • Estudo sobre o mercado;

  • Gestão de negócios;

  • Gestão financeira.

Atualmente já existem cursos de graduação tecnológica que preparam os profissionais para executarem todas as funções de um gerente comercial. Se você pensa em atuar no segmento, vale a pena buscar por essa formação.

Confira as principais habilidades necessárias para desempenhar essa função

Para se dar bem na função de gerente comercial, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades e soft skills. Veja quais são as principais delas!

Espírito de liderança

O gestor comercial, muitas vezes, assume o papel de líder na organização em que trabalha. Por isso, ele precisa ter um espírito de liderança bem apurado.

Vale lembrar aqui que líder não é um sinônimo para chefe. Ou seja, o profissional não deve apenas dar ordens, mas sim engajar e motivar os seus colaboradores para que as metas da empresa sejam cumpridas.

Competitividade

O setor de vendas é bem competitivo e é preciso vencer novas etapas e buscar meios para vender mais todos os dias.

Em meio a esse cenário, é fundamental que o gerente comercial seja uma pessoa competitiva. Somente assim será possível impulsionar as  suas próprias ações e também a equipe.

Valores éticos

Ainda falando sobre a competitividade, é preciso que ela esteja sempre alinhada aos valores éticos.

Não é uma boa prática ludibriar clientes para que eles comprem determinado produto, tampouco orientar a equipe para que faça isso.

É necessário ser sempre ético e buscar meios para manter a qualidade dos seus atendimentos. Isso impacta na sua imagem profissional e também na da empresa para qual você trabalha.

Compreender sobre as habilidades e funções de um gerente comercial é bem importante para quem pensa em seguir carreira na área.

A Faculdade CMB oferece o curso superior em Gestão Comercial, que capacita os profissionais para atuarem em nível estratégico nesse departamento das empresas. Acesse  o nosso site e saiba mais sobre a graduação.

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