Tecnólogo, bacharelado e licenciatura: qual a diferença dos diplomas?
Leia o nosso artigo e entenda as diferenças entre os cursos tecnólogo, bacharelado e licenciatura de uma vez por todas!
Quando um estudante está buscando opções de ingresso no ensino superior, é comum que encontre diferentes opções de curso para fazer. Nesse momento, convém compreender o que é tecnólogo, bacharelado e licenciatura.
Antes de mais nada, é importante saber que as três são opções de curso superior. Ou seja, ao terminar a faculdade, será possível concorrer a vagas no mercado de trabalho, fazer concursos públicos, empreender ou atuar como freelancer.
As três opções também permitem que você faça pós-graduações, como cursos de especialização, MBAs, mestrados e doutorados.
Para saber quais são as diferenças entre os cursos do tipo tecnólogo, bacharelado ou licenciatura, siga a leitura!
Tecnólogo
O curso de tecnólogo se caracteriza por ter uma formação específica em determinada área. Dessa forma, o currículo costuma ser mais enxuto, com menos disciplinas, mas totalmente focadas em determinado segmento.
Por conta disso, a duração desses cursos também é menor. Após cerca de 2 anos, o aluno conclui o curso e está apto para ingressar no mercado de trabalho, exercendo a função para a qual se formou.
Essa é a opção ideal para quem deseja fazer um curso superior rápido e já poder ingressar no mercado de trabalho. Os cursos tecnólogos são bem objetivos e práticos e existem opções em diversas áreas, como na logística, nos recursos humanos, na tecnologia, entre outras.
Bacharelado
O curso bacharelado, por sua vez, forma profissionais mais generalistas. Ele tem uma grade de disciplinas mais completa e abrangente, de modo que sua duração varia entre 4 e 6 anos.
Ao se formar em um curso bacharelado, o aluno poderá atuar em diversos ramos da mesma área do conhecimento. Em alguns casos, após o curso, recomenda-se fazer uma pós-graduação para se especializar em uma determinada área.
Um profissional formado em Direito, por exemplo, pode atuar como advogado, como correspondente jurídico, como oficial de justiça, entre diversas outras opções.
Licenciatura
Por sua vez, o curso de licenciatura é aquele que forma educadores, ou seja, profissionais que podem atuar como professores do ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas.
Vale lembrar que um mesmo curso pode ter opções de bacharelado e licenciatura. Um profissional que se forma bacharel em Biologia, por exemplo, pode atuar em laboratórios ou empresas do ramo, como biólogo.
Agora, se o aluno optar pelo curso de licenciatura em Biologia, será preparado para lecionar essa disciplina em escolas de ensino fundamental e médio.
Conseguiu compreender as diferenças entre os cursos tecnólogo, bacharelado e licenciatura? Os três são boas opções e considerados uma graduação. A escolha por uma modalidade ou outra depende dos rumos que cada estudante deseja dar a sua carreira acadêmica e profissional.
Siga as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos interessantes! Estamos no Facebook e no Instagram.