Graduação tecnológica: saiba como funciona e o que diz o MEC
A graduação tecnológica tem curta duração e dá ao aluno os mesmos privilégios de quem cursa bacharelado ou licenciatura. Saiba mais!
A graduação tecnológica é uma opção interessante para quem deseja ter um diploma de curso superior mais rapidamente. Os cursos desse tipo são mais ágeis e focados em determinada área. Além disso, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A seguir, traremos informações interessantes para que você saiba mais sobre essa interessante modalidade de curso superior. Acompanhe!
Entenda o que é a graduação tecnológica
A graduação tecnológica surgiu em 2002, quando o MEC publicou a Resolução CNE/CP 3. Segundo esse documento, tais cursos são voltados para atender a demandas do mercado de trabalho que surgem com o desenvolvimento da tecnologia.
De maneira geral, esse tipo de curso busca preparar os alunos para que eles possam atuar de forma prática no mercado de trabalho. Ele é muito mais focado em quem deseja “colocar a mão na massa” mesmo.
Os cursos tecnólogos existem para formar profissionais em diferentes áreas do conhecimento, como a logística, a gestão de pessoas, a tecnologia, entre outros.
Diferenças entre a graduação tecnológica e a tradicional
Para que você entenda mais sobre a graduação tecnológica, vamos apresentar algumas das principais diferenças entre esse tipo de curso e os tradicionais. Veja!
Foco
Geralmente, os cursos de bacharelado são bem amplos e contam com disciplinas que passam por diversas subáreas. Uma pessoa que se forma em Administração, por exemplo, aprende sobre contabilidade, marketing, gestão de pessoas etc.
Dessa forma, ao concluir o curso, o bacharel tem um leque de opções para seguir carreira. Porém, dependendo da situação, recomenda-se fazer uma pós-graduação para se aprofundar em determinada área.
Já na graduação tecnológica, as disciplinas são muito mais focadas para um único viés. O aluno aprenderá o que é necessário para atuar em uma área específica, estando pronto para entrar no mercado de trabalho ao concluir o curso.
Duração
Justamente por serem mais específicos, os cursos de tecnologia têm currículos com menos disciplinas que os bacharelados e as licenciaturas.
De tal maneira, a duração média é de 2 anos. Com isso, o aluno se forma bem mais rápido que nos bacharelados, cuja duração varia entre 4 e 5 anos.
Diploma
Ao concluir a graduação tecnológica, o aluno recebe um diploma de tecnólogo. Essa modalidade dá os mesmos direitos que as demais, como o bacharelado e a licenciatura.
O concluinte do curso poderá participar de processos seletivos em empresas e se inscrever em concursos públicos sem qualquer problema.
Se desejar, também pode ingressar em cursos de pós-graduação em todos os níveis, como especialização, MBA, mestrado e doutorado.
Por isso, se você quer ter uma carreira bem focada em determinada área e deseja concluir a faculdade em pouco tempo, a graduação tecnológica pode ser uma excelente opção.
No blog da Faculdade CMB, publicamos diversos conteúdos sobre cursos tecnólogos. Acompanhe e fique sempre muito bem informado!