Perfil estratégico e conciliador: Qual a importância do Gestor de RH?
Com papel importante dentro das empresas, Gestor de Recursos Humanos ganha cada vez mais protagonismo
Com o mercado cada vez mais competitivo, otimizar a gestão de Recursos Humanos é fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio. Nesse panorama, a figura do gestor de RH é fundamental, pois ele é um dos responsáveis por acompanhar as tendências do mercado, treinar e desenvolver pessoas, gerir o clima organizacional e garantir que a equipe esteja motivada para entregar os melhores resultados para a organização.
E qual a importância do setor de RH nas empresas?
O setor de Recursos Humanos é responsável por todas as práticas e políticas que envolvem a administração de comportamentos dentro de uma organização. Está envolvido, direta ou indiretamente, com o funcionamento de todos os departamentos de uma empresa, pois trabalha como mediador entre os interesses dos funcionários e os da organização.
O gestor de Recursos Humanos contribui para a construção de planos de carreira mais alinhados com a realidade do profissional, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e competências de todos os envolvidos nos processos de uma organização.
No entanto, a principal função estratégica do setor de RH é fazer a mediação, facilitando a comunicação entre os funcionários e a empresa. Dessa forma, o gestor de RH tem entre suas qualidades estar sempre aberto a ouvir as expectativas e necessidades dos funcionários quanto ao seu crescimento e desenvolvimento profissional. Cabe a este profissional estar sempre atento ao clima organizacional e às necessidades de treinamento e desenvolvimento da equipe, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma empresa.
Qual o perfil de um gestor de RH?
O perfil do gestor de RH mudou muito nos últimos anos. Se antes, era necessário ter conhecimento apenas dos processos administrativos, hoje, é essencial ter noção de outras esferas que envolvem a organização. Essa mudança acontece porque o gestor de RH deve ser um profissional capaz de prever tendências e pensar em estratégias capazes de engajar e motivar a equipe, além de buscar soluções que favoreçam o desenvolvimento das pessoas que fazem parte da organização. Para tanto, espera-se que o gestor de RH cumpra os seguintes requisitos:
- Dominar a área de gestão de pessoas;
- ter uma boa comunicação;
- ter resiliência;
- buscar o autoconhecimento;
- buscar a capacitação constante.
Como o gestor de RH pode se destacar nas empresas?
Espera-se que um profissional de Recursos Humanos esteja no centro do processo de mudança, participando de forma ativa do desenvolvimento de pessoas e do negócio. Ele é o ponto central desse processo. No entanto, outras qualidades profissionais são necessárias para que ele tenha uma posição de destaque na empresa. São elas:
- Administrar e impulsionar a mudança;
- ter foco no desenvolvimento de pessoas;
- estar atento às novidades e tendências do mercado;
- ser um profundo conhecedor e cuidar das políticas de RH;
- conciliar os objetivos da empresa com os das pessoas;
- treinar e motivar as pessoas;
- desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho.
Todas essas competências são necessárias porque estamos na era das pessoas, da inovação e do conhecimento. Para se destacar, é necessário atentar a tudo isso e ainda ser criativo para tirar o melhor das pessoas.
Dessa forma, o gestor de Recursos Humanos ganhou protagonismo nos últimos anos. Com a maior importância da informação e do conhecimento para as empresas, o departamento deixou de ser apenas responsável por questões operacionais, reposicionando-se como um setor-chave, assumindo um papel estratégico.
Com essa mudança, os profissionais formados no curso de Gestão de Recursos Humanos agora lideram o desenvolvimento de competências nas empresas, contratando, qualificando e mantendo os melhores talentos nos quadros. Além disso, precisam cuidar do ambiente de trabalho e da motivação, a fim de ter o máximo de produtividade e eficiência das equipes de funcionários.
E como se qualificar para a área?
A abordagem oferecida pelo curso superior é muito importante para viabilizar a transição do que faz um analista de Recursos Humanos para função de gestão. Isso porque, além da competência técnica, o gestor precisa de habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, uma vez que seu trabalho depende da execução dos planos pela equipe de funcionários de RH.
Por fim, na Faculdade CMB, o curso de Gestão de Recursos Humanos trabalha os aspectos técnicos e comportamentais alinhados às expectativas de mercado. Além de conhecer as áreas de RH, como treinamento, gestão de benefícios e recrutamento, os profissionais dominam os princípios e técnicas gerenciais, sabendo planejar políticas, estruturar processos, alocar recursos, coordenar equipes, entre outros. Acesse o nosso site e confira as opções!