fbpx

Alunos participam de palestra sobre a inclusão indígena 

O Núcleo de Extensão da Faculdade CMB apresentou, na última quinta-feira (22/4), a palestra “Inclusão indígena: processo do social ao educacional”, com a professora doutora Josivania de Freitas. O evento ocorreu de forma remota, com a participação dos alunos, professores e o público externo.

A professora Josivania de Freitas pertence as duas etnias do povo Xukuru de Ororubá e do povo Fulni-ô, sendo mestra e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, na linha de pesquisa Educação Tecnológica na Universidade Federal de Pernambuco.  A doutora iniciou a palestra contextualizando sobre a história do povo indígena no Brasil, fazendo um paralelo com sua própria história enquanto mulher descendente dessa cultura.

Josivania trouxe uma reflexão profunda em torno do que configura uma homenagem ao povo indígena e dos cuidados que todos devemos ter para não desrespeitar ou agredir uma cultura com base em estereótipos, ressignificando o sentido e propósito do Dia do Índio.  A palestrante promoveu um diálogo com bastante interação e aprendizado.

Menu